Como Fazer Sublimação Em Algodão

Primeiro vamos deixar bem claro que sublimação não é transfer, ok? Mais abaixo vamos discutir um pouco sobre isso.

É fato que o mercado de personalização de produtos está ficando cada vez mais competitivo e profissional. E isso é ótimo. É comum surgir dúvidas como:

  • Sublimação é o mesmo que transfer?
  • É possível sublimar direto em tecido de algodão?

Saber distinguir sublimação de transfer certamente será uma tarefa fácil para você que já atua neste mercado, porém é uma dúvida recorrente para você que está começando agora. E tudo bem, é super normal!

A tecnologia transfer se tornou bastante conhecida pelo fato da existência de produtos extremamente acessíveis, que são: Transfer Dark e Transfer Light da Bright.

Esses produtos você encontra em várias papelarias e pode imprimir usando tintas convencionais das impressoras de escritório/casa.

A verdade é que o resultado final das camisas personalizadas usando transfer não é nada satisfatório.

Como Fazer Sublimação Em Algodão

Mas Então Qual a Diferença Entre Transfer e Sublimação?

O processo em que a tinta passa do seu estado sólido (impressa no papel) para gasoso sem passar pelo estado líquido é conhecido como sublimação.

Personalizamos um produto por meio desse processo no momento em que usamos Tempo, Temperatura e Pressão.

Pra você trabalhar com a sublimação, onde a tinta se destaca por ser especial, vale lembrar que é necessário usar produtos específicos para conseguir realizar as suas estampas.

Os tecidos necessitam ser sintéticos, por exemplo, o poliéster ao contrário das canecas, que para serem personalizadas precisam ganhar um tratamento especial com uma resina que possibilita a tinta, em estado gasoso “fixe” na louça da caneca.

Por sua vez, o transfer (onde o papel é que é especial) usa tinta convencional e o tecido você decide ao seu gosto.

No transfer, ele “fixa” na camiseta no momento em que você aplica tempo, temperatura e pressão.

É possível encontrar no mercado vários transfers específicos para algodão, entretanto não posso garantir o tempo de sua durabilidade.

Normalmente, a maioria tema a sua duração inferior a 10 lavagens.

Algo pra jamais esquecer: acrílico é impossível de ser sublimado. Eles podem ser personalizados por meio de transfer laser e não usando sublimação.

Subimando Tecido de Algodão

É preciso cautela para falar sobre este assunto, uma vez que o processo de sublimação não acontece diretamente no algodão. Há métodos que você pode usar afim de obter um acabamento mais fiel a sua arte e com alta durabilidade, como por exemplo, o OBM, Filmes de recorte e Impressão.

Certamente, se você pesquisar, irá encontrar soluções “incríveis” de como estampar tecidos de algodão usando a sublimação, porém, fique atento.

Algumas dessas soluções podem até comprometer a sua saúde  e de seus clientes, devido aos produtos utilizados.

Caso queira enveredar por esse caminho, recomento que busque no Google pela Fremplast.

Caso você decida testar tal produto, solicite ao vendedor o certificado de segurança toxica. Sua saúde em primeiro lugar.

Na página inicial desse site, tem um artigo completo sobre o melhor curso de sublimação online com 92 aulas completas. Clique no botão Início para ser redirecionado.

Obrigado!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.