Como Sublimar em Canecas

Neste post quero conversar com você sobre o processo de como sublimar canecas. Provavelmente você já sabe disso, mas não custa lembrar rs! A sublimação acontece no momento em que você aplica tempo, temperatura e pressão, por meio de uma prensa térmica sobre determinada imagem que tenha sido impressa usando a tinta sublimática.

O Processo de Sublimação em Canecas

Primeiro, quero que você fique ciente dos equipamentos necessário para começar a sublimar canecas com maestria.

  • Impressora jato de tinta Epson;
  • Prensa para canecas;
  • Papel sublimático;
  • Tinta sublimativa
  • Caneca para sublimação

E claro, um computador onde você vai utilizar um programa para edição das suas imagens a serem impressas, com as quais você irá personalizar o seu produto, criando assim a sua arte final.

Parte 1 – Impressão

Recomendo o uso de uma Epson 4 cores para você sublimar as suas canecas. Você pode optar pelo modelo de 3 picolitros (orifício por onde flui a tinta).

Esse modelo de impressora tem excelente desempenho de qualidade bem como alta durabilidade. A tinta sublimática, se você for comprar Espon, precisa ser adquirida separadamente.

Parte 2 – Tinta Sublimática

Uma característica específica da tinta sublimática é que ela reage a alta temperatura, fazendo com que ela evapore e fixe na resina da caneca. Por isso é importante trabalhar com uma tinta de qualidade.

No momento de aquisição da tinta, escolha a que tenha perfil de cores ICC, que é um arquivo a ser  instalado no seu PC que será responsável por deixar as cores fiéis ao original.

Parte 3 – Papel Sublimático

Este é um papel  que tem como característica absorver porquíssima tinta durante o processo de sublimação. O papel sublimático é a ponte que garante a entrega da tinta da impressora até o produto.

Novamente, opte pela qualidade na hora da compra. Isso vai garantir uma arte impecável.

Posso indicar 2 ótimos:  de fundo azul da Havir e o Globinho que são da Mundi Sublimação

Parte 4 – Caneca para sublimação

Importante esclarecer que você não vai conseguir sublimar qualquer caneca. Precisa ser uma com material específico para esta finalidade, ou seja, que tenha sido tratada com uma resina adequada para receber a tinta sublimática. Essas você vai conseguir comprar em lojas especializadas.

Parte 5 – Prensa  ou Máquina Para Estampar Canecas

Diversos empreendedores que estão começando no mercado de sublimação em canecas foram motivados por propagandas. O problema é que essas propagandas, em sua maioria, não deixam claro que a prensa de canecas é somente uma etapa do processo.

Portanto, recomendo que verifique tudo sobre o suporte técnico e peças de reposição antes de comprar a sua.

Parte 6 – Computador e Programa de Edição de Imagens

Embora foi deixado por último, isso não diminui em nada a sua importância. Você vai precisar dos softwares Corel Draw, Illustrator e Photoshop para trabalhar a sua arte.

Este foi apenas um resumo rápido para te introduzir um pouco do processo de sublimação em canecas.

Caso você tenha interesse em fazer um curso completo de sublimação, na página inicial deste site temos um artigo completo apresentando todo o conteúdo do treinamento, que aliás é 100% online.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Leave a Reply

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.