Diferença Entre DTG e Serigrafia

No mercado, e é bom que seja assim, você sempre vai encontrar diversas soluções para imprimir camisetas, tendo cada uma delas os seus prós e contras.

Dentre essas soluções disponíveis, quero destacar a estamparia digital direta – Direct to Garment ou simplesmente DTG e a serigráfica, por vezes chamada também de Silk Screen, que nada mais é do que a impressão com telas.

O Que é Serigrafia

A serigrafia pode ser usado para projetos simplificados, que possuam cor sólida, cuja a produção em escala seja de um modelo padronizado, por exemplos, uniformes esportivos, camisetas de brindes promocionais, entre outros.

Na serigrafia, a tinta é puxada para cima do tecido usando um rodo ou qualquer outro equipamento que permita movimentar a tinta de um lado para o outro.

Provavelmente você já deve ter percebido que a serigrafia se resume num trabalho muito artesanal e até manual, onde somente uma cor deve ser aplicada por vez. Isso exige o uso de diversas telas ou então gabarito para aplicar outras cores.

Diferença Entre DTG e Serigrafia

O Que é Estampara Digital Direta (DTG)

Como exposto acima, DTG é o acrônimo para Direct to Garment. É um processo onde utiliza uma impressora específica jato de tinta para aplicar a tinta sobre o tecido que está sendo personalizado. Aqui, se usa tinta a base d’água, uma vez que possuem propriedades que permitem a sua absolvição total pela camiseta.

A tecnologia de estamparia digital possibilita que seja impressa imagens bem trabalhadas, com elevada concentração de diferentes cores, permitindo a personalização adequada e de qualidade do produto final. Além disso, usando o método GTG você será perfeitamente capaz de atender clientes que façam pedidos menores.

Vantagens e Desvantagens

Como você pode perceber, a solução oferecida pela estamparia digital direta (DTG) difere e muito do método da serigrafia. Em relação a maneira de estampar deve ser baseada no design almejado para a arte final bem como a quantidade que será produzida.

Como você pode perceber, a solução oferecida pela estamparia digital direta (DTG) difere e muito do método da serigrafia. Em relação a maneira de estampar deve ser baseada no design almejado para a arte final bem como a quantidade que será produzida.

Vantagens de Trabalhar Com Serigrafia

  • Baixo custo-benefício na hora de imprimir;
  • Ótima para trabalhos simples;
  • Capital médio para começar;

Desvantagens

  • Permite uso de poucas cores;
  • Somente um design por log
  • Investimento para diversas cores pode não valer a pena

Vantagens de Trabalhar Com DTG

  • Você pode usar diversas cores;
  • Caprichar nos detalhes de impressão;
  • Custo-benefício alto para começar;
  • Excelente para pedidos menores

Desvantagens

  • Custo financeiro diminui ao trabalhar com lotes maiores;
  • Tem limite na colocação de desgin
  • Tem limite nos modelos de produtos e substratos que possam ser impressos;
Qual escolher, DTG ou Serigrafia?

Essa resposta é bem subjetiva, isso porque vai de acordo com as necessidades e objetivos de cada empreendedor. Até porque há outras soluções no mercado além de serigrafia e DTG bem como várias maneiras de estampar, por exemplo, sublimação, transfer, entre outros. E cada um desses métodos possuem as suas próprias peculiaridades que devem ser analisadas antes de você fazer a sua escolha.

Resumindo, acho que o ideal é você ter um conhecimento intermediário de todas as soluções disponíveis para estamparia e realizar a sua escolha de qual técnica aplicar com base nas exigências do seu cliente. É isso!

Caso você tenha interesse em fazer um curso completo de design de estampas, na página inicial deste site temos um artigo completo apresentando todo o conteúdo do treinamento, que aliás é 100% online. Clique no botão INÍCIO (lá em cima) para ser redirecionado.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.