O Que é Tinta Sublimatica

Você vai encontrar 3 modelos de tintas no mercado pra você usar na usa na sua impressora jato de tinta.

Neste post vamos ver informações básicas, entretanto essenciais para você que está iniciando agora ou está indeciso  a respeito de qual tinta você deve usar.  Vamos lá!

Primeira – Tinta Corante

tinta corante

Vamos começar o post falando a sobre tinta mais comum que veremos aqui. A tinta corante tem um estado aquoso, sendo ligeiramente reconhecido devido a corante amarelo, que chega lembrar a gasolina.

De antemão, acho importante você ficar ciente que NÃO  é recomendado (melhor, jamais) usar a tinta corante para impressão no papel transfer.

Devido o seu baixo custo, a tinta corante não agrega valor a sua arte final, sendo recomendada apenas para trabalhos simples, por exemplo, impressão para capas de CD e DVD.

A razão pela qual não usar a tinta corante em papel transfer é: ela não resiste a água, ou seja, se cair uma gotinha de alguma sobre o uma impressão feita em papel comum, ela vai borrar toda.

Segunda – Tinta Pigmentada

Tinta Pigmentada

Agora já estamos falando de uma tinta que é um nível bem superior em comparação a tinta corante, a começar pela sua cor e aspecto leitoso, tonando impossível qualquer confusão entre ambas.

Por outro lado, a tinta pigmentada é bem parecida com a tinta sublimatica, logo, ela também exige muito cuidado da sua parte no processo de aquisição.

Por isso é MUITO IMPORTANTE que você verifique cuidadosamente o rótulo do frasco de tinta da sua impressora quando for realizar o abastecimento, para não correr o risco de usar uma tinta inadequada.

A tinta pigmenta você pode usar tranquilamente para artes que envolvam o transfer, embora seja uma tinta paralela. Por que nesse caso, o especial é o papel transfer.

Um breve resumo: Esse modelo de papel tem recursos de transferência, de forma que sua película termo colante se solte da base do papel e fixe na camiseta, por exemplo, quando você aplica Tempo, Temperatura e Pressão.

Vale mencionar também que ela é a prova de água e pode ser usada em impressoras de escritório, por ser uma tinta convencional. Entretanto o seu custo benefício é superior ao da tinta corante que vimos anteriormente.

Terceira – Tinta Sublimatica

Tinta Sublimatica

De imediato você percebe grande semelhança entre a tinta pigmentada e a tinta sublimatica, porém, após uma “espiada” mais minuciosa logo você já consegue perceber que o amarelo se destaca mais que o amarelo da “gema de ovo” da tinta pigmentada.

Novamente: Coloque sempre a tinta original no frasco e confirme o rótulo antes de abastecer a sua impressora.

Agora sim estamos falando de uma tinta especial dentre aas 3 que mencionei aqui. A tinta sublimatica você vai usar somente para impressão no papel sublimatico e para aplicar na sua prensa térmica, ok?!

Essa não é uma tinta convencional e seu custo benefício é mais elevado em relação as 2 tintas mencionadas acima.

No Brasil a Epson é campeã no uso  de seus equipamentos para sublimação, entretanto a tinta sublimatica não é encontrada “em cada esquina”.

Temos basicamente 2 opções:

Tinta sublimática com tecnologia (Sawgrass, EPSON e Manoukian por exemplo) as quais tem controle de metais pesados como chumbo, fluidez na cabeça de impressão evitando entupimentos, pigmentos que geram cores vivas e a tinta sublimatica (tintas chinesas) sem essas tecnologias agora mencionadas

Na página inicial do site temos um artigo completo sobre o curso de sublimação da heloart com 92 aulas completas. Confira agora clicando no botão INÍCIO lá em cima.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.